Oração Celta

Ontem à tarde escutei uma oração céltica muito bonita, inspiradora. Sabe aquelas coisas que te dão uma sensação de arrepio, de vida nova? Essa oração foi, para mim, uma delas. Então, procurando pela internet, encontrei-a e agora divido com todos os que lerem esse post.


"Que a estrada se abra à sua frente,

Que o vento sopre levemente às suas costas,

Que o sol brilhe morno e suave em sua face,

Que a chuva caia de mansinho em seus campos...

E, até que nos encontremos de novo,

Que Deus lhe guarde na palma de Suas mãos."

Autor desconhecido

Um bom final de domingo para todos :)


Listeng to: Jogo do Inter + Rádio Gaúcha.

Um dia para não se calar!

"Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Nega-se autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado." - Wikipedia

Muitas pessoas não sabem que hoje, dia 25 de novembro, é o Dia Internacional da Não-Violência contra às mulheres. Essa data surgiu no ano de 1981 mas só foi reconhecida pela ONU em 1999, dez anos atrás. O dia é uma homenagem às irmãs Mirabal, mulheres que lutaram bravamente em oposição à ditadura de Rafael Leônidas Turjillo, na República Dominicana, e que, por isso, foram brutalmente assassinadas no dia 25 de novembro de 1960.

Ter um dia especial de combate à violência contra às mulheres, com certeza é algo positivo se pensarmos que é um momento de reflexão sobre esse grave problema social. No entanto, é perturbador que seja necessário um dia para marcar o combate à uma violência tão feia e suja, que deixa marcas nas vítimas por toda a vida.

É necessário que se crie a conscientização de que qualquer forma de agressão - seja ela sexual, física ou emocional - viola os direitos humanos de uma pessoa. Nesse caso específico de violência contra à mulher, o caso é ainda mais preocupante, pois percebe-se que o número de mulheres vítimas de abusos é ainda muito grande, especialmente em nosso país.

Então vai aqui a minha lembrança e o meu apelo para que todos nós pensemos um pouco sobre o que o dia de hoje representa para várias mulheres que já tiveram seus caminhos marcados pela violência. Agressão às mulheres é crime! Não podemos deixar situações como essa passarem despercebidas, afinal, estamos falando de uma questão que é pertinente à todos nós como formadores da sociedade em que vivemos.


Diga NÃO à violência!


Boa noite :)
Ouvindo: Piece of My Heart - Janis Joplin

Sessão Bastardos Inglórios

*de antemão já me desculpem pelo extremo uso que fiz da palavra 'filme' durante todo esse post. ^^

Faz muito tempo que não posto, talvez (principalmente) por não lembrar, acredito eu.
No entanto, essa semana, TIVE que lembrar de postar. Isso porque não poderia deixar de lado a oportunidade de encher a boca para falar do novo - e tão aguardado - filme de Quentin Tarantino. Para contextualizar minha experiência com esse filme, vou contar um pouco sobre a última segunda-feira:


"Minha saga para ver o 'M-A-R-A-V-I-L-H-ÓÓÓ-S-O!' filme começou na tarde do feriado mais quente do ano, segunda passada. Entre uma escorrida de suor aqui, um ar ligado ali e mais sol acolá, eis que eu falo para o Guilherme (meu namorado): 'Vamos no cinema hoje? Já tá dando aquele filme novo do Tarantino sobre o nazismo...'. Detalhe que eu nem tinha parado para pensar no nome do filme, o qual, by the way, se chama 'Ingloriuous Bastards' (Bastardos Inglórios - literalmente traduzido). Pois bem, num surto de ânimo declarado fomos ao shopping, compramos os ingressos por half-price (que delícia ser estudante!), pipocas imensas e esperamos mais um tempinho para entrar na sala. E bem, o mais importante começou aí..."


Weeell, voltando para o que interessa, Bastardos Inglórios é um filme poderoso. Digo isso porque ele é, com certeza, um daqueles filmes que PRECISAMOS ver no cinema e que JAMAIS sairemos arrependidos de termos ido assistir. Não quero contar muito aqui, pois várias pessoas ainda não viram e não quero estragar as surpresas, mas posso dizer que está dentre um dos melhores filmes que já assisti nos últimos tempos. Particularmente eu adoro filmes sobre guerra, nazismo, conflitos e afins, porém, sinto que a grande maioria dos filmes sobre esses assuntos abordam temáticas parecidas. No entanto, quando fiquei sabendo que o Tarantino ia lançar um trabalho à respeito do nazismo, ah!, isso realmente me deixou inquieta. Afinal, o que ele iria abordar? O que ele iria fazer? Realmente fiquei na expectativa, apesar de não estar tão ansiosa no dia que fui ao cinema. Mas digo, repito, grito, (sei lá o que mais): Bastardos Inglórios é genial! É uma mistura de comicidade (em algumas horas toda a sala ria em uníssono) com tragédia, de vários vilões (que na minha visão não são somente as pessoas, mas a própria guerra em si), de diálogos interessantes e únicos, além de incríveis interpretações do Christoph Waltz (Hans Landa) e do Brad Pitt (Aldo Reine). A filmagem, a fotografia, os figurinos, a maquiagem(...), tudo isso também são outros marcos muito fortes. Realmente, são várias coisas a observar, um trabalho de ótima qualidade. E ainda outros elementos que sempre me chamam a atenção nos filmes do Tarantino são a sarcacidade, os diálogos, o texto impactante e bem escrito, é algo diferente de tudo o que já vi em filmes. E é por tudo isso que eu disse lá no início que encheria a boca. Não falei nada de mal, porque simplesmente acho que não há nada para ser falado, gostei mesmo, estou com muita vontade de ver de novo.


Como conclusão de tudo isso, o que achei mais legal foi a sincera vontade que senti de estar sentada naquele cinema, me senti muito bem. Eu nem conhecia muito Tarantino até esse ano, porém cada trabalho dele que eu vejo me deixa com vontade de conhecer os outros, me parece o trabalho de alguém com muito talento.



Recomendado. Quem não viu ainda, PRECISA ir ao cinema.
Buenas muchachoos!
Listening to: televisão.